UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 12h44 / Atualizada 11/06/2010 - 14h04

Proposta da UE pedirá ampliação de lista de produtos que podem entrar em Gaza

Bruxelas, 11 jun (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores da União Europeia (UE) solicitarão na segunda-feira a ampliação da lista de artigos que podem entrar na Faixa de Gaza, com o objetivo de fazer pressão para flexibilizar o bloqueio israelense ao território palestino.

O Conselho de Ministros do bloco europeu discutirá a situação em Gaza depois do ataque de Israel no dia 31 de maio, aos navios da frota que levaria ajuda humanitária à faixa, no qual oito ativistas turcos e um turco-americano foram mortos.

Os ministros devem aprovar um texto de conclusões que qualificará o bloqueio a Gaza de "inaceitável" e defenderão um mecanismo que permita à UE contribuir com o aumento de artigos que podem entrar no território palestino, disseram, hoje, fontes comunitárias.

Os titulares de Exteriores da UE destacaram que o "mecanismo de apoio" poderia trabalhar nas fronteiras ou no mar, e lembraram que já há uma missão europeia desdobrada na passagem fronteiriça de Rafah, entre Gaza e o Egito, mas que "não está totalmente operante".

Segundo fontes da atual Presidência espanhola de turno da UE, a Espanha e a chefe da diplomacia do bloco europeu, Catherine Ashton, estão trabalhando conjuntamente para a ampliação da lista de produtos autorizados a entrar em Gaza "não só em volume, mas também em sua diversidade".

Será proposta a autorização da entrada de materiais básicos para a construção civil, além de artigos que garantam a "subsistência mínima".

Essa ampliação, segundo fontes europeias, será positiva para melhorar tanto a situação humanitária na Faixa de Gaza, quanto o trânsito de pessoas.

A UE pretende "fazer pressão" para que Israel levante o bloqueio ao território palestino, acrescentaram as fontes.

Israel impôs o bloqueio à Faixa de Gaza em 2007, depois que o movimento radical islâmico Hamas assumiu o controle do território palestino.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h19

    -0,17
    3,162
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h23

    -0,60
    65.271,43
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host