UOL Notícias Notícias
 
12/06/2010 - 21h55 / Atualizada 12/06/2010 - 22h11

Apuração das eleições legislativas eslovacas confirma vitória da direita

Bratislava, 13 jun (EFE).- As eleições legislativas na Eslováquia, realizadas no sábado, deram a vitória ao governante Partido Social-Democrata (SMER), que não vai conseguir no entanto revalidar sua coalizão, após o desastre de seus parceiros no Executivo.

Com 53% das cédulas apuradas, o SMER obtém 36% dos votos, seguido do conservador SDKU, com 15%, e o liberal Liberdade e Solidariedade, com 12%, informou o Escritório de Estatísticas eslovaco.

Também entram no Conselho Nacional os democratas-cristãos do KDH, que alcançaram 9%, e as legendas húngaras Most-Hid e SMK, que poderiam também entrar a fazer parte da nova aliança de centro-direita.

Esta noite aconteceram os primeiros tentos entre os líderes dessas legendas, que apontam que serão capazes de resolver as diferenças nos programas para retirar Robert Fico do Governo.

"O eleitorado votou por uma mudança", disse Richard Sulik, presidente do novo partido Liberdade e Solidariedade (SaS).

A participação eleitoral nessa apuração foi de 58%, três pontos acima que há quatro anos.

Um dos parceiros do SMER no Governo, o Partido Nacional Eslovaco (SNS), que era a terceira força do Conselho Nacional e é liderado pelo xenófobo Jan Slota, fica como a última força parlamentar, após obter 5,24%.

A saída do Parlamento do Movimento por uma Eslováquia Democrática (HZDS, Governo), do nacionalista Vladimir Meciar, é outra das surpresas destas eleições, que marcaram o ocaso de um dos políticos mais carismáticos e polêmicos da transição política da jovem república do Danúbio.

Meciar, o político mais influente na década passada, afundou o país no isolamento internacional, por causa de sua errática política externa, com alianças com o bielo-russo Alexander Lukashenko e com o sérvio Slobodan Milosevic, que afastaram o país da União Europeia e da Otan.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host