UOL Notícias Notícias
 
12/06/2010 - 07h20 / Atualizada 12/06/2010 - 07h39

Confrontos entre quirguizes e uzbeques deixam 62 mortos em 2 dias

(atualiza número de vítimas).

Moscou, 12 jun (EFE).- Pelo menos 62 pessoas morreram e quase 800 ficaram feridas nos confrontos ocorridos entre quirguizes e uzbeques nos últimos dois dias em Osh, cidade no sul do Quirguistão, informaram hoje as autoridades locais.

Os novos números foram divulgados pelo Ministério da Saúde quirguiz, informou de Bishkek, a capital do país, a agência russa "Interfax".

De acordo com os últimos dados oficiais, desde o começo dos choques em Osh e seus arredores, 790 pessoas solicitaram atendimento médico, das quais 403 tiveram que ser hospitalizadas.

Segundo representantes da minoria uzbeque residente no Quirguistão citados pela agência digital quirguiz "24.kg", a maioria arrasadora das vítimas fatais pertence a essa comunidade.

A presidente interina do Quirguistão, Rosa Otunbayeva, anunciou hoje que pediu à Rússia o envio de forças de paz para controlar a situação em Osh.

"Precisamos de forças militares de outros países. Solicitamos ajuda à Rússia. Já assinei uma carta nesse sentido dirigida ao presidente da Federação Russa, Dmitri Medvedev", disse Otunbayeva, citada pela agência oficial russa "Itar-Tass".

A presidente interina quirguiz acrescentou que as autoridades locais estão imediatamente dispostas a iniciar conversas com a Rússia sobre sua missão de paz em Osh.

"Estamos esperando a resposta da Rússia", disse Otunbayeva, demonstrando esperar que as autoridades russas aceitarão o pedido do Quirguistão.

A presidente interina ressaltou que o país precisa de outras forças militares para controlar a situação.

"Se anteontem precisávamos de meios especiais para conter as parte envolvidas nos confrontos, ontem, a situação fugiu do controle", admitiu.

Otunbayeva anunciou a abertura unilateral de sua fronteira com o Uzbequistão para a passagem de idosos, mulheres e crianças ao país vizinho e acrescentou que esta medida foi recebida com compreensão pelas autoridades uzbeques.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host