UOL Notícias Notícias
 
12/06/2010 - 15h48 / Atualizada 12/06/2010 - 16h11

Dissidente libertado diz que continuará lutando por democracia em Cuba

Pedro Betancourt (Cuba), 12 jun (EFE).- Ariel Sigler, o preso político cubano que está em estado grave de saúde e que foi libertado pelo Governo, afirmou hoje que continuará lutando pela democracia em Cuba e pela libertação de todos os presos políticos do país.

"Em nenhum momento deixarei de lutar pela liberdade e pela democracia em Cuba. Vou continuar lutando para que nossos irmãos que ficaram na prisão sejam libertados", afirmou Sigler em sua residência de Pedro Betancourt (província de Matanzas), aonde foi levado de Havana numa ambulância.

Sigler, de 47 anos, sofre de paralisia nas pernas contraída durante seus sete anos de prisão. Ele chegou a sua residência em Pedro Betancourt de ambulância, acompanhado da esposa, Noelia, e de uma equipe médica, e escoltado por uma patrulha policial.

Ali, era esperado pelos irmãos, sobrinhos e outros parentes, além de vizinhos e colegas do Movimento Independente Opção Alternativa, do qual ele é presidente.

No interior de sua casa, onde entrou de cadeira de rodas, fez declarações nas quais agradeceu aos colegas de dissidência e à "pressão internacional" pela libertação.

"Esperamos que não só eu tenha a oportunidade de sair, que tenhamos todos a possibilidade de sair porque nos consideramos todos inocentes", disse Sigler em referência aos presos políticos cubanos.

Ele considerou que as ações da Igreja Católica perante o Governo de Raúl Castro tiveram "certa repercussão" pelas medidas adotadas até o momento com alguns prisioneiros, mas expressou seu desejo de que as libertações continuem.

Sobre sua saúde, destacou que é "bastante" delicada devido a quatro doenças crônicas e ao grave estado de desnutrição. Ele disse que vai se dedicar a se recuperar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host