UOL Notícias Notícias
 
12/06/2010 - 00h06 / Atualizada 12/06/2010 - 00h15

ONG colombiana denuncia espionagem ilegal dos EUA

Washington, 11 jun (EFE).- A ONG Consultoria Para os Direitos Humanos e o Deslocamento (CODHES), da Colômbia, denunciou nesta sexta-feira perante o Departamento de Estado e o Congresso dos Estados Unidos atividades de espionagem ilegal realizadas pelo Departamento Administrativo de Segurança (DAS, inteligência) norte-americano.

A denúncia da ONG está contida em um "pronunciamento" assinado por mais de 100 vítimas do que chamam de intercepções telefônicas realizadas por agentes do DAS.

Os signatários, entre eles jornalistas, defensores dos direitos humanos, sindicalistas e líderes políticos pedem no documento que a Justiça da Colômbia puna os responsáveis por essa "atividade criminosa promovida pela agência presidencial americana encarregada da segurança".

O pronunciamento também foi entregue na quinta-feira à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), organismo da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Segundo os denunciantes, as atividades de espionagem aconteceram sem ordem judicial e estavam orientadas a "vigiar, neutralizar ou impedir o trabalho" de magistrados, de organismos internacionais, de opositores políticos, jornalistas, ativistas de paz, sindicalistas e defensores de direitos humanos.

"Em algumas ocasiões, e em seu afã por assegurar resultados, os agentes de segurança do Estado seguiram, intimidaram e ameaçaram meninos e meninas, filhos dos denominados 'alvos' das operações de inteligência", assinala a denúncia.

O pronunciamento, que não explica quando ocorreram as atividades de espionagem ilegal, pede às autoridades colombianas para promoverem "todas as ações jurídicas, administrativas, disciplinares e políticas que levem à investigação, julgamento e sanção dos responsáveis".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host