UOL Notícias Notícias
 
15/06/2010 - 06h01 / Atualizada 15/06/2010 - 06h09

Auotoridades quirguizes dizem que país teve noite tranquila

Moscou, 15 jun (EFE).- As cidades quirguizes de Osh e Jalal-Abad, palcos nos últimos dias de violentos choques étnicos que deixaram pelo menos 138 mortos, passaram uma noite relativamente tranquila, informaram as autoridades locais.

"A noite transcorreu com tranquilidade, sem incidentes, salvo algumas provocações", disse o governador da província de Jalal-Abad, Bektur Asanov, citado pelo portal informativo quirguiz "AKI-press".

O governador acrescentou que esta manhã algumas lojas da cidade voltaram a ser abertas.

A "AKI-press" assinalou que a mesma situação é observada na cidade de Osh, cerca de 50 quilômetros ao sul de Jalal-Abad, onde começaram os choques étnicos.

No entanto, as autoridades não controlam a situação nas aldeias de Furkat e Nariman, nos arredores de Osh.

O Governo provisório do Quirguistão declarou nesta terça-feira que em breve começarão os trabalhos de reconstrução de casas e infraestruturas em Jalal-Abad e Osh.

"Reconstruiremos sem falta Osh e Jalal-Abad e acreditamos que as pessoas poderão voltar a suas casas e viver normalmente", disse em entrevista coletiva o "número dois" do Governo quirguiz, Almazbek Atambayev, segundo informou desde Biskek a agência russa "Interfax".

Atambayev ressaltou que o Executivo adotará todas as medidas necessárias para ajudar os cidadãos que perderam seus lares por conta dos enfrentamentos em Osh e Jalal-Abad, nos quais, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, desde no último dia 11 morreram pelo menos 138 pessoas e cerca de 1.800 ficaram feridas.

Atambayev disse ter esperança de que os cidadãos quirguizes de etnia uzbeque voltem a seus lares. Mais de 60 mil pessoas, segundo ele, se refugiaram no Uzbequistão, país que nesta terça fechou sua fronteira aos refugiados provenientes do Quirguistão.

"Não temos mais lugar para acolhê-los", declarou o vice-primeiro-ministro uzbeque, Abdullah Aripov, ao explicar a medida, citada pela agência digital regional "Ca-news.org".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host