UOL Notícias Notícias
 
15/06/2010 - 07h28 / Atualizada 15/06/2010 - 07h29

David Cameron dará festa em Downing Street à comunidade "gay"

Londres, 15 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, dará nesta quarta-feira uma festa em Downing Street, sua residência oficial, à comunidade "gay" do Reino Unido.

Embora não se trate de uma novidade para o Partido Conservador, Cameron está dando continuidade a uma tradição de seu antecessor à frente do Governo, o trabalhista Gordon Brown.

Segundo o jornal "The Independent", espera-se que o político tory exponha a estratégia de seu Governo a favor da igualdade para a minoria homossexual.

Fontes de Downing Street citadas pelo jornal indicam que Cameron dará seu apoio às medidas destinadas a combater a fustigação aos homossexuais nas escolas britânicas.

Além disso, garantirá o status de refugiados às pessoas que sofram perseguição pela orientação sexual e se comprometerá a apagar qualquer condenação histórica por posturas gays entre adultos da época em que a homossexualidade era ilegal no país.

No entanto, assinala o periódico, o político conservador não se comprometerá a modificar a legislação para permitir o casamento entre iguais em cerimônias civis ou a doação de sangue por pessoas com essa orientação sexual.

Estas são as duas reivindicações da comunidade gay do Reino Unido, segundo a qual a proibição do casamento e de doar sangue impedem a equiparação aos heterossexuais.

Desde que chegou à liderança, o conservador Cameron liderou uma liberalização radical das atitudes dos "tories" para aos homossexuais.

Seus aliados de Governo liberais-democratas vão além. Durante a campanha eleitoral seu líder, Nick Clegg, declarou-se partidário a permissão do casamento civil e da doação de sangue, mas não parece que ter convencido Cameron disso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host