UOL Notícias Notícias
 
15/06/2010 - 15h43 / Atualizada 15/06/2010 - 16h38

Político morre em explosão de carro-bomba no Afeganistão

Cabul, 15 jun (EFE).- O chefe do distrito de Arghandab, na província de Kandahar, Haji Abdul Jabar, morreu hoje em um atentado com carro-bomba, no qual também perderam a vida seu filho e seu guarda-costas, informou uma fonte policial.

Segundo a Polícia de Kandahar, Jabar morreu quando voltava para casa por causa da explosão de uma bomba que havia sido colocada em um veículo estacionado de um lado da rua. O explosivo foi ativado por controle remoto.

Por enquanto, não há nenhum grupo insurgente suspeito.

Conforme relato de uma testemunha à agência afegã "AIP", antes do atentado uma mina explodiu perto de um veículo em movimento na mesma região. Com isso, uma pessoa ficou ferida e foi levada ao hospital.

Em fevereiro, as forças estrangeiras - cerca de 130 mil e atualmente à espera de 20 mil soldados de reforço - lançaram uma grande ofensiva contra os redutos talibãs da província vizinha de Helmand. O plano é estender a campanha militar a Kandahar.

Durante as últimas semanas, os combates nesta província foram constantes, assim como os atentados e as ações armadas dos insurgentes.

O presidente afegão, Hamid Karzai, disse no domingo que a ofensiva prevista contra os talibãs será executada pelas tropas afegãs.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host