UOL Notícias Notícias
 
15/06/2010 - 09h13 / Atualizada 15/06/2010 - 09h42

Violência étnica no Quirguistão expulsa mais de 250 mil pessoas

Genebra, 15 jun (EFE).- A guerra étnica entre quirguiz e uzbeques causou em cinco dias o deslocamento forçado de 200 mil pessoas dentro do Quirguistão e a fuga de 75 mil ao vizinho Uzbequistão, afirmou hoje um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

"Tememos que a menos que a paz e a ordem retornem mais gente seja rapidamente deslocada para zonas rurais do país ou tente atravessar ao Uzbequistão", declarou em entrevista coletiva.

O escritório da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos conta com indícios de que a violência no sul do Quirguistão "não é o resultado de choques étnicos espontâneos", mas foi "bem planejado e dirigido".

Seu porta-voz, Rupert Colville, afirmou que esta situação difere de outras crises de violência e é "extremamente perigosa" devido ao "mosaico étnico" que predomina na região.

"Estamos diante de uma mistura étnica altamente complexa, com 80 grupos étnicos diferentes só em Osh", a região onde se registraram os primeiros ataques e enfrentamentos entre quirguiz e uzbeques.

Colville disse que o representante do Alto Comissariado no Quirguistão recolheu informações de diferentes regiões envolvidas na violência que indicam que "os incidentes começaram com cinco ataques simultâneos em Osh" por parte de grupos de homens armados.

Um grupo de relatores da ONU sobre direitos humanos denunciou a ordem de atirar para matar dada pelo Governo quirguiz as suas forças de segurança.

"Isto vai claramente contra as normas legais sobre o uso da força por parte das forças de segurança e coloca em perigo pessoas inocentes", assinalaram os relatores sobre Minorias, Gay McDougall; sobre Execuções Extrajudiciais, Philip Alston; e sobre Racismo, Githu Muigai.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    0,10
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h08

    1,55
    62.628,83
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host