UOL Notícias Notícias
 
16/06/2010 - 19h54 / Atualizada 16/06/2010 - 20h04

Em Manaus, Lula e García defendem integração latino-americana

Brasília, 16 jun (EFE).- Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan García, do Peru, pediram hoje, em Manaus, que os países da região concretizem a integração latino-americana.

"Estou satisfeito que o presidente Lula, ao mesmo tempo em que faz a política social de seu país, levante a bandeira da integração sul-americana", disse García, em entrevista coletiva conjunta depois de uma reunião centrada na interconexão energética.

García elogiou Lula pela gestão que "vai enriquecendo progressiva e acumulativamente a integração continental".

Já Lula disse não conseguir "entender como tanta gente que governou nossos países permitiu que ficássemos tão distantes e nossas relações privilegiadas fossem com o norte e não com o sul".

O presidente lembrou que "há 200 anos uma parte da América Latina dependia da coroa espanhola e a outra da portuguesa", mas, depois da independência, os países da região continuam "dependentes" de outros.

Como consequência disso, acrescentou Lula, "não conseguimos construir uma política que pudesse sentar as bases para o crescimento da América do Sul e da América Latina e para o desenvolvimento de cada um de nossos países".

"Por muitos anos era fácil governar, era só fazer críticas ao império, seja o americano ou o dos países da Europa, para justificar a pobreza e economias fracas. Isso significou um atraso enorme para o desenvolvimento da América do Sul", ressaltou.

No entanto, para Lula, Brasil e Peru "estão hoje em um novo momento".

"Não vamos mudar 500 anos de história em 10 ou 20 anos, mas é um período de novas doutrinas para construir uma nova América do Sul. Se cada governante do mundo, se cada burocrata do mundo fizesse o óbvio, estaríamos muito melhor", disse Lula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host