UOL Notícias Notícias
 
16/06/2010 - 18h42 / Atualizada 16/06/2010 - 19h05

EUA ampliam sanções contra o Irã depois de resolução da ONU

Washington, 16 jun (EFE).- Os Estados Unidos anunciaram hoje a ampliação de medidas punitivas contra companhias e pessoas vinculadas ao programa nuclear do Irã ou que o ajudam a evadir as sanções internacionais.

"Hoje, os EUA estão dando os primeiros passos para aplicar e completar a resolução" do Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o Irã, aprovada na semana passada, disse o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.

O Governo americano sancionou o Post Bank hoje, um banco estatal que o regime iraniano supostamente usa para realizar secretamente transações que antes fazia pelo Bank Sepah, que faz parte da "lista negra" das Nações Unidas.

Os EUA também adotaram novas medidas contra quatro entidades e duas pessoas ligadas à Guarda Revolucionária, acusada de ter um papel "central" no programa de mísseis do Irã e em seu apoio ao terrorismo, segundo o Governo americano.

Além disso, os EUA impuseram sanções contra quatro empresas e mais de 90 navios usados pela companhia nacional de transporte marítimo do Irã, a IRISL, para evitar as punições às quais está submetida desde 2008.

O Governo americano também aplicou medidas punitivas contra 22 companhias de petróleo, energia e seguros, com sede dentro e fora do Irã, particulares ou controladas pelo Governo iraniano.

Geithner explicou que o objetivo das sanções é dissuadir outros Governos e instituições financeiras estrangeiras que realizam negócios com essas entidades e, dessa forma, evitar que apoiem "atividades ilícitas do Irã".

O secretário do Tesouro disse que os EUA buscam o apoio de outros Governos para a aplicação de medidas financeiras adicionais contra o Irã. "Esperamos anúncios em breve" por parte desses países, afirmou.

Os EUA e seus aliados asseguram que Teerã pretende fabricar uma bomba atômica, enquanto o Irã insiste em que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host