UOL Notícias Notícias
 
19/06/2010 - 17h07 / Atualizada 19/06/2010 - 17h54

Uruguai presta homenagem a José Artigas, fundador do país

Montevidéu, 19 jun (EFE).- O Governo do Uruguai, liderado pelo presidente José Mujica, prestou homenagem hoje ao fundador da nação uruguaia, José Gervasio Artigas, pelos 246 anos de seu nascimento.

Em um ato simples, o líder depositou flores aos pés do monumento a Artigas na principal praça de Montevidéu, em um ato em que não houve discursos e no qual foram tocados o hino nacional e a canção "A Don José", de Ruben Lena, dedicada ao pai da independência uruguaia e uma das favoritas de Mujica.

Junto ao governante, também esteve presente a maior parte de seu Governo, assim como a cúpula das Forças Armadas e representantes de todos os partidos políticos, além de mais de 200 cidadãos, que foram ao evento, apesar do frio, para homenagear Artigas e saudar seus dirigentes.

O ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez, antecessor de Mujica, também foi ao ato e deu um forte abraço em seu sucessor ao chegar à praça.

"Estou aqui para homenagear e lembrar nosso prócer e seu pensamento, com muito respeito e cada vez maior admiração", afirmou Vázquez.

No final do ato, Mujica foi apontado por alguém do público como o "segundo prócer", que o político completou, entre risos, com: "que ainda serei".

Artigas (1764-1850) foi o primeiro general do Rio da Prata a vencer em combate as tropas leais à Coroa espanhola durante as lutas independentistas, antes de dirigir durante vários anos uma confederação de territórios à margem do Governo de Buenos Aires e do Brasil, que deu origem ao atual Uruguai.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host