UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 19h59 / Atualizada 25/06/2010 - 20h12

Ausência de Lula na cúpula do G20 não tem a ver com diferenças com o grupo

Toronto (Canadá), 25 jun (EFE).- A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cancelar sua presença na cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) em Toronto, não tem a ver com diferenças com o grupo, disseram hoje fontes da delegação brasileira.

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim anunciou hoje que Lula permanecerá no Brasil para "seguir de perto as tarefas de socorro às vítimas" das fortes chuvas e das inundações na região nordeste do país, que já deixaram ao menos 50 mortos.

Em seu lugar, o ministro da Fazenda Guido Mantega chegará ao Canadá na noite de hoje.

A notícia de que Lula não participaria da cúpula gerou especulações sobre possíveis desavenças do Brasil com outros membros do G20, o que foi desmentido por fontes da delegação brasileira em Toronto.

"O G20 é um grupo que o Brasil ajudou a fortalecer", disseram as fontes a um grupo de jornalistas.

Lula tinha considerado a possibilidade de manter reuniões bilaterais com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e com o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

"É um momento de frustração para todos nós que estávamos esperando uma visita presidencial", reconheceram porta-vozes da delegação brasileira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host