UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 23h25 / Atualizada 26/06/2010 - 00h12

Fontana di Trevi aparece tingida de vermelho

Roma, 25 jun (EFE).- As águas da fonte mais famosa da capital italiana, a Fontana di Trevi, foram tingidas de vermelho hoje por causa de um denso verniz que obrigou os serviços de limpeza urbanos a trabalharem durante horas para evitar que a substância aderisse ao monumento.

A Polícia municipal investiga quem foi o responsável pela ação através das declarações de testemunhas e das gravações das câmaras de vídeo nas imediações da fonte.

O episódio chamou a atenção de dezenas de curiosos e turistas que se acumularam na praça onde esta a fonte, conhecida por realizar desejos. Todos que passam por Roma se aproximam dela para jogar uma moeda.

Esta ação tem como precedente a iniciativa de Graziano Cecchini, que em 2007 coloriu completamente as águas da fonte e que meses depois chamou sua ideia de "ato artístico".

Cecchini reivindicou a autoria da ação meses depois que a fonte apareceu pintada, quando decidiu lançar meio milhão de bolas de plástico coloridas pela famosa escada da Praça da Espanha de Roma e repartiu panfletos nos quais se podia ler "Do vermelho de Trevi ao arco-íris", em referência as quatro cores das bolas.

Na ocasião a Polícia prendeu Cecchini e a outras três pessoas sob a acusação de interrupção do serviço público.

A Fontana di Trevi é cenário frequente de curiosidades e ações de todo o tipo, como a de "pescar" as centenas de moedas que se acumulam nela, objeto de múltiplas detenções na capital.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h35

    -0,61
    63.696,58
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host