UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 11h22 / Atualizada 25/06/2010 - 11h45

Lula cancela viagem à cúpula do G20 por inundações no nordeste

Brasília, 25 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem ao Canadá, para assistir à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais em desenvolvimento) devido às inundações que causaram ao menos 50 mortes no nordeste do país, informaram hoje fontes oficiais.

"O presidente me comunicou que deseja permanecer no Brasil e acompanhar de perto as tarefas de socorro às vítimas" do desastre, declarou a jornalistas o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, após um encontro com Lula.

Amorim explicou que o líder brasileiro será representado na Cúpula do G20 pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, quem viajou na quinta-feira em direção à cidade canadense de Toronto, onde se realizará o encontro.

Segundo o chanceler, o presidente ficou "impressionado" após a visita que fez ontem aos estados de Pernambuco e Alagoas, os mais afetados pelas inundações que, segundo balanços oficiais, deixaram 50 mortos e 56 desaparecidos.

As chuvas castigaram a região durante a última semana e produziram um aumento histórico de vários rios que arrastaram pontes, casas, prédios públicos e deixaram imagens de destruição desoladoras, que Lula chegou a comparar com as imagens vistas no Haiti, após o terremoto de janeiro.

Em Pernambuco, no estado natal de Lula, nove municípios foram declarados em estado de calamidade e outros 30 em situação de emergência.

Uma das localidades mais afetadas é Branquinha, onde as autoridades cogitam a possibilidade de mudar o povoado de lugar, devido à destruição causada pelas inundações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host