UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 21h33 / Atualizada 25/06/2010 - 21h38

Milhares de pessoas protestam em Toronto contra cúpulas do G8 e G20

Toronto (Canadá), 25 jun (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram hoje pelas ruas de Toronto em protesto pela agenda do Grupo dos Vinte (G20, principais países ricos e emergentes), que realiza amanhã uma cúpula na cidade, e do Grupos dos Oito (G8, principais países ricos mais Rússia), que começou hoje uma reunião em Muskoka, a 200 quilômetros de distância.

A Rede de Mobilização Comunal de Toronto, que coordena os protestos, afirmou que a primeira grande manifestação na cidade durante as cúpulas tinha mobilizado 6 mil pessoas, segundo relatavam os manifestantes no Twitter conforme avançavam pelas ruas da cidade canadense.

A Polícia de Toronto não divulgou uma estimativa do número de ativistas que participaram dos protestos, apesar da imprensa local falar de cerca de 2 mil.

Com palavras de ordem relativas aos direitos humanos, a proteção do meio ambiente, a equiparação dos direitos dos homossexuais e a luta contra a pobreza, os manifestantes partiram do centro da cidade e se aproximaram do perímetro de segurança estabelecido em torno do Centro de Convenções Metro Toronto, onde começa amanhã o G20.

Até o momento, manifestação transcorre de maneira pacífica, sem incidentes importantes, apesar das unidades antidistúrbios estarem mobilizadas perante a possibilidade de um enfrentamento com os ativistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host