UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 19h28 / Atualizada 25/06/2010 - 19h38

Preso na França um dos chefes da máfia italiana Cosa Nostra

Roma, 25 jun (EFE).- A Polícia deteve hoje Giuseppe Falsone, em Marselha, considerado um dos chefes da máfia siciliana Cosa Nostra e cujo nome fazia parte da lista dos 30 foragidos mais perigosos da Itália.

A notícia da detenção foi confirmada pelo chefe do corpo policial de Agrigento, segundo a imprensa italiana.

As mesmas fontes informaram que o detido, que se encontra em uma delegacia de Marselha, nega ser Falsone e que suas impressões digitais foram tiradas para verificar sua identidade.

Segundo fontes ligadas à investigação citadas pela imprensa, Falsone passou por várias cirurgias plásticas para modificar seu rosto.

Uma ordem de busca e captura foi emitida contra ele em 1999, por acusações de associação mafiosa, homicídio e tráfico internacional de drogas.

Os investigadores consideram que se trata de uma figura muito próxima a Bernardo Provenzano, que substituiu Salvatore "Totó" Riina à frente da Cosa Nostra, mas que foi detido em 2006.

Provenzano comandou a Cosa Nostra na década de 80 junto a Riina, depois de uma sangrenta guerra de famílias.

O controle da máfia foi assumido totalmente por ele depois da detenção de Riina, em 1993, e mantido durante mais de uma década.

Depois da divulgação da notícia da detenção, o ministro de Justiça italiano, Angelino Alfano, declarou que "hoje é um dia feliz para a Itália, para a Sicília e para província de Agrigento. Foi detido um dos chefes mais impiedosos de nossa terra".

Já o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, agradeceu pelo trabalho da Polícia e disse que, com a detenção de Falsone, foi "aplicado outro golpe excepcional contra o crime organizado", graças à detenção do 25º foragido entre os 30 criminosos mais procurados da Itália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host