UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 16h43 / Atualizada 26/06/2010 - 16h46

Bloqueio a Gaza "não é sustentável e deve ser modificado", diz G8

Toronto (Canadá), 26 jun (EFE).- O Grupo dos Oito (G8, países mais ricos e Rússia) "lamentou" as mortes produzidas pelo ataque israelense contra a frota que levava ajuda humanitária a Gaza no dia 31 de maio e disse que o bloqueio atual do território "não é sustentável e deve ser modificado".

Em seu comunicado final, emitido após a Cúpula que o G8 realizou nos dois últimos dias na região canadense de Muskoka, ao norte de Toronto, o grupo também aplaudiu "a decisão do Governo de Israel de estabelecer uma comissão pública e independente de investigação" sobre o ataque.

O G8 também elogiou o anúncio israelense "de uma nova política para Gaza como um desenvolvimento positivo".

"Pedimos a implementação total e efetiva desta política para responder às necessidades da população de Gaza de produtos humanitários e materiais de reconstrução civil e infraestrutura e de atividade econômica legal", explicaram.

Além disso, o grupo também reconheceu que as "preocupações legítimas de segurança de Israel devem seguir sendo protegidas" e solicitou a "libertação imediata" do soldado israelense Gilad Shalit que se encontra nas mãos do Hamas na Faixa de Gaza.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host