UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 21h56 / Atualizada 26/06/2010 - 22h01

Casa Branca pedirá ao Congresso para ratificar TLC com Coreia do Sul

Toronto (Canadá), 26 jun (EFE).- A Casa Branca pedirá ao Congresso dos Estados Unidos que ratifique o tratado de livre-comércio (TLC) pendente com a Coreia do Sul depois das eleições legislativas de novembro.

Assim o anunciou hoje o diretor para o Leste Asiático do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Jeff Bared, em entrevista coletiva para jornalistas após a reunião bilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o sul-coreano Lee Myung Bak, à margem da cúpula do Grupo dos 20 (G20, países industrializados e principais emergentes).

Segundo disse Bared, Obama deu instruções a seu representante de Comércio Exterior, Ron Kirk, para que se reúna com seus colegas sul-coreanos e tente resolver os assuntos pendentes antes da próxima cúpula do G20, que será realizada em Seul em novembro.

A ideia, explicou Bared, é apresentar o tratado para sua ratificação ao Congresso dos EUA pouco depois das eleições legislativas previstas para novembro, quando se renovará toda a Câmara de Representantes (Deputados) e um terço do Senado.

Em declarações após a reunião, Lee disse: "Damos as boas-vindas e damos graças ao presidente Obama por propor uma data à qual possamos aspirar, e colaboraremos para alcançar os objetivos nessa data".

Os dois principais obstáculos, do ponto de vista americano, que impediram até o momento ratificar o acordo são limitações sul-coreanas às importações de carne bovina e automóveis americanos.

Em comunicado, Kirk informou que começará as conversas com o ministro do Comércio em Seul, Kim Jong-Hoon, imediatamente.

Também indicou que consultará constantemente o Congresso americano durante o desenvolvimento das negociações.

Além do acordo de comércio com a Coreia do Sul, fechado em 2007, os EUA têm pendentes de ratificação pactos similares com a Colômbia e com o Panamá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host