UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 19h28 / Atualizada 26/06/2010 - 20h04

Manifestantes e policiais se enfrentam pouco antes da Cúpula do G20

Toronto (Canadá), 26 jun (EFE).- Grupos de manifestantes se enfrentaram com policiais nas imediações do perímetro de segurança estabelecido em torno do Centro de Convenções de Toronto, duas horas antes do início oficial da Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, principais países ricos e emergentes).

Os manifestantes incendiaram um carro de Polícia no distrito financeiro de Toronto e atacaram instituições bancárias, lojas de marca famosas e estabelecimentos McDonalds.

O grupo que coordena a manifestação, a Rede Comunitária de Mobilização de Toronto, disse que os manifestantes romperam a cerca de proteção instalada ao redor do Centro de Convenções e de alguns dos hotéis onde estão alojadas as delegações, mas a Agência Efe não conseguiu confirmar o ocorrido com testemunhas independentes.

Os enfrentamentos aconteceram após várias horas de manifestação quando um forte destacamento policial impediu que milhares de manifestantes - cerca de 10 mil, segundo os organizadores -, se aproximassem do perímetro estabelecido em torno do Centro de Convenções.

Após mais de uma hora de espera, durante a qual os manifestantes lançaram desde guarda-chuvas até flores nas linhas de policiais, os agentes colocaram máscaras antigás e ressaltaram sua disposição de utilizar balas de borracha.

No entanto, um pequeno grupo desviou do bloqueio policial e entrou no distrito financeiro de Toronto onde incendiou um veículo policial.

As autoridades canadenses destacaram um gigantesco dispositivo de segurança, compostos de 20 mil policiais e soldados, para proteger a Cúpula do G20.

O orçamento do dispositivo de segurança, que inclui a Cúpula do Grupo dos Oito (G8, países mais ricos e Rússia) que terminou hoje em Muskoka, 200 quilômetros ao norte de Toronto, é de US$ 1 bilhão, um número que, segundo meios de comunicação locais, foi qualificado de excessivo por especialistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    -0,56
    63.723,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host