UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 15h36 / Atualizada 26/06/2010 - 16h18

Políticos da Flórida preparam projeto similar a lei anti-imigração do Arizona

Miami, 26 jun (EFE).- Vários congressistas do Partido Republicano da Flórida preparam um projeto de lei para frear a imigração ilegal no estado similar ao aprovado no Arizona, informou hoje o site do "St. Petersburg Times".

O legislador William Snyder da cidade de Stuart, na costa leste do estado, disse que com a lei a Polícia terá poder para pedir às pessoas suspeitas provas de sua residência legal.

"Há componentes importantes da lei do Arizona que planejo incorporar", afirmou o congressista que apresenta o projeto à Assembleia Legislativa estadual em novembro.

A polêmica lei SB 1070 do Arizona, que entra em vigor no dia 29 de julho, será a primeira no país a transformar em crime a presença ilegal nesse estado, além de outorgar funções de agentes de imigração a Polícia local entre outros aspectos.

Os líderes da maioria no Senado e na Câmara de Representantes da Flórida disseram que é necessário um novo enfoque para responder "ao fracasso do Governo federal no controle da imigração ilegal".

A iniciativa de Snyder tem o apoio dos dois principais candidatos republicanos a governador do estado, o empresário Rick Scott e o procurador-geral Bill McCollum, cujo escritório ajuda na redação do projeto de lei.

Snyder, um ex-policial, disse que a medida é necessária para proteger os imigrantes ilegais que são vulneráveis a empresários "abusivos e delinquentes violentos".

"É um assunto de direitos humanos. Eles não desfrutam dos mesmos direitos e privilégios que o senhor e eu. A solução é fazer cumprir as leis que estão em vigor e deixar de incentivar as pessoas a 'buscarem uma vida melhor', quando na realidade se transformam em vítimas", explicou.

O congressista não quer que seu projeto gere as mesmas acusações de racismo que a lei do Arizona provocou, por isso poderia modificar alguns aspectos para permitir às autoridades verificarem o status migratório de uma pessoa só durante uma detenção ou uma infração de passagem.

No Arizona as autoridades podem pedir documentos legais durante qualquer detenção caso exista uma "suspeita razoável".

Outros estados manifestaram suas intenções de seguir os passos do Arizona como Carolina do Sul, Michigan, Minnesota, Pensilvânia e Rhode Island, argumentando que o Governo federal não resolve o problema da imigração ilegal e da segurança nas fronteiras.

Calcula-se, segundo o jornal, que a população de imigrantes ilegais da Flórida seja a terceira maior do país, enquanto o Arizona está em sétimo lugar.

A decisão final sobre a implementação da lei SB 1070 do Arizona está nas mãos de um tribunal federal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h50

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h57

    -1,27
    74.434,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host