UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 10h30 / Atualizada 26/06/2010 - 23h16

Tempestade tropical pode parar combate a desastre no golfo do México

Da EFE
Em Miami

A tempestade tropical "Alex", a primeira da temporada de furacões do Atlântico, ameaça Belize e a península de Iucatã, que estão sob alerta, e pode interromper os trabalhos contra o vazamento de petróleo no golfo do México.

Guatemala ativa sistema de alarme adiantado por causa da tempestade "Alex"

As autoridades de Defesa Civil da Guatemala ativaram hoje o sistema de alarme adiantado no Caribe do país e advertiram sobre o aumento das chuvas como consequência da tempestade "Alex", que está a 320 quilômetros do litoral. A Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) disse em comunicado que ativou o sistema de alarme adiantado no departamento caribenho de Izabal e que mantém o alerta laranja (prevenção) em nível nacional, decretado desde o fim de maio para fazer frente a qualquer eventualidade.

Com ventos máximos sustentados de 65 km/h, é possível que "Alex" se intensifique antes de chegar à costa, como informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu último boletim, emitido hoje às 9h (de Brasília).

A tempestade se desloca para noroeste a 13 km/h e seu centro, a essa hora, estava a 320 quilômetros do leste da Cidade do Belize e 360 quilômetros a sudeste de Chetumal.

As previsões indicam que "Alex", que se formou no oeste do Caribe, pode chegar esta noite ou no domingo em Belize e na costa leste de Iucatã.

É previsível que, uma vez em terra, perca força até se tornar depressão tropical, mas também que se intensifique quando desemboque nas águas quentes do golfo do México rumo à fronteira do México com o Texas (EUA).

Nessa trajetória, "Alex" poderia interromper os trabalhos de limpeza feitos pela BP para frear o derramamento de petróleo no golfo do México e ainda prejudicar a produção das plataformas de petróleo na região.

O Governo de Belize emitiu um aviso de tempestade tropical para a sua costa, e o México para a costa leste da península de Iucatã, de Chetumal a Cancún.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host