UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 05h58 / Atualizada 27/06/2010 - 06h14

Começam eleições na República da Guiné

Dacar, 27 jun (EFE).- Os colégios eleitorais abriram hoje na República da Guiné com longas filas de eleitores, que esperavam para emitir seu voto nas primeiras eleições democráticas realizadas em mais de 50 anos de independência.

Os cidadãos, submetidos a regimes autoritários e militares desde a independência do país, em 1958, esperavam desde as primeiras horas da madrugada nas portas dos centros de votação, onde homens e mulheres formam longas filas, informou uma rádio privada senegalesa.

As votações demoraram para começar em alguns centros por causa do atraso dos representantes dos candidatos ou dos agentes eleitorais, diz a mesma fonte, corroborando as informações de outras emissoras de rádio regionais captadas em Dacar.

No total, 8.424 colégios permanecerão abertos até as 18h (horário local) para recolher os votos de 4,2 milhões de eleitores chamados às urnas.

Mais de cem mil guineanos que vivem no estrangeiro poderão também votar em centenas de colégios abertos em 17 países africanos, europeus e nos Estados Unidos.

Vinte e quatro candidatos aspiram à Presidência, entre os quais se destacam o veterano opositor Alpha Condé e quatro ex-primeiros-ministros: Cellou Dalein Diallo, Sidya Touré, Lansana Kouyaté e François Louseni Fall.

Os candidatos finalizaram na sexta-feira um mês de campanha eleitoral, que aproveitaram para tentar convencer os eleitores sobre sua capacidade de realizar os sonhos de mudança e um futuro melhor dos guineanos.

A campanha eleitoral transcorreu com tranquilidade até a quinta-feira passada, dia no qual uma série de confrontos entre seguidores de Diallo e Tour causou entre quatro e seis mortos, segundo informou a imprensa local.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), organismo encarregado da organização das votações, assegurou que tudo está sob controle para o desenvolvimento de um pleito livre e transparente.

As Forças Armadas, que controlam o país, garantiram sua total neutralidade nestas eleições.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host