UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 14h04 / Atualizada 27/06/2010 - 14h13

G20 acorda consolidação fiscal "ajustada" a circunstâncias nacionais

Toronto (Canadá), 27 jun (EFE).- O Grupo dos Vinte (G20, países mais ricos e principais emergentes) acordará ao fim de sua reunião de hoje, em Toronto, uma consolidação fiscal "diferenciada e ajustada às circunstâncias nacionais", segundo uma cópia da minuta do comunicado final.

A minuta reflete o compromisso dos "países desenvolvidos" do G20 de reduzir o déficit "pelo menos à metade" até 2013 e de estabilizar ou reduzir a dívida governamental como percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) até 2016.

O tema da austeridade fiscal provocou fortes tensões no G20, que até agora tinha dado mostras de uma grande coesão e que atuou em uníssono na hora de lançar medidas de estímulo econômico para sair da crise.

Os Estados Unidos e os emergentes defendem a manutenção de certas medidas de estímulo, enquanto a Europa considera que é momento da austeridade fiscal.

A minuta do comunicado reflete essa tensão, ao indicar que "o ritmo do ajuste deve ser calibrado cuidadosamente para sustentar a recuperação da demanda privada", e aplaude, nesse sentido, "os esforços realizados pela China para impulsionar sua demanda interna".

O documento ressalta que existe o risco de que "um ajuste fiscal sincronizado entre várias grandes economias possa afetar de forma adversa a recuperação".

Insiste também que "o fracasso na hora de implementar a consolidação onde for necessário minaria a confiança e danificaria o crescimento".

Dado esse delicado equilíbrio, o G20 se inclina para que a medida de redução do déficit para a metade de 2013 afete as economias mais avançadas do grupo.

O comunicado reconhece as "circunstâncias extraordinárias" do Japão e dá boas-vindas ao plano de consolidação fiscal anunciado recentemente pelo país.

Os membros do G20 se comprometem também, no texto da minuta, a "reforçar as redes de proteção social" e uma "maior flexibilidade cambial nos países emergentes".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,32
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h21

    1,39
    69.591,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host