UOL Notícias Notícias
 
01/07/2010 - 23h31 / Atualizada 01/07/2010 - 23h43

Choque de imigrantes e traficantes mata 21 na divisa México-EUA

México, 1 jul (EFE).- Um confronto entre traficantes de droga e imigrantes ilegais no estado de Sonora, no norte do México, terminou hoje com 21 mortos e nove pessoas presas.

Segundo José Larrinaga, porta-voz da Promotoria estadual, o enfrentamento ocorreu a cerca de 20 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos.

Horas antes, a Polícia Estadual Investigadora (PEI) tinha divulgado informações sobre o confronto, mas só mencionava "várias mortes", sem confirmar o número.

O confronto aconteceu na madrugada desta quinta-feira entre grupos de supostos traficantes de imigrantes ilegais e de drogas, em caminho vizinho da zona rural entre as cidades de Tubutama e Saric, ambas em Sonora, na fronteira mexicana com os EUA.

Agentes estaduais e federais mexicanos realizam uma operação na região junto a soldados. Segundo a PEI, o objetivo é encontrar os envolvidos, que teriam fugido.

Segundo a imprensa local, o controle da região é disputado por traficantes de drogas dos cartéis de Sinaloa e Beltrán Leyva, dois dos mais violentos do México.

A violência é um dos principais problemas do México. Só nos últimos quatro anos, mais de 25 mil pessoas morreram, embora o número oficial seja de 22.743 vítimas de atos violentos entre dezembro de 2006 e março de 2010.

A imprensa mexicana, que realiza uma apuração extra-oficial dos crimes atribuídos ao crime organizado, afirma que nos últimos três meses foram reportadas mais de três mil mortes. Só em junho, o número chegou a 1,2 mil, sendo o mês com mais mortes ligadas à violência nos últimos quatro anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host