UOL Notícias Notícias
 
01/07/2010 - 20h20 / Atualizada 01/07/2010 - 20h22

EUA expressam preocupação sobre laços entre Irã e Síria

Washington, 1 jul (EFE).- O Governo dos Estados Unidos expressou hoje sua preocupação sobre os laços entre Irã e Síria, depois que um jornal informou que Teerã enviou a Damasco um sofisticado sistema de radar que reforçaria sua defesa contra Israel.

O "Wall Street Journal" publicou hoje que o sistema poderia proporcionar alertas antecipados sobre os movimentos da Força Aérea israelense e reduzir sua capacidade de lançar um ataque surpresa contra instalações nucleares iranianas.

O radar também poderia beneficiar as atividades e a defesa do grupo islamita libanês Hisbolá, segundo o jornal.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, afirmou hoje que era "difícil" para os EUA determinar se a transferência foi realizada, mas acrescentou que têm "preocupações sobre a relação entre Irã e Síria".

"Não acreditamos que as ideias que o Irã tem para a região convenham à Síria", afirmou Crowley.

O porta-voz reconheceu que "os países têm o direito de defender-se", mas ressaltou que, no caso de Damasco, os EUA se preocupam com "a transferência de tecnologia ao Hisbolá por parte da Síria".

Não está claro se a transferência do radar violaria resoluções internacionais, já que a Síria somente está sujeita a algumas sobre aspectos militares e os radares, são, por definição, um sistema defensivo, disse Crowley.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host