UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 20h35 / Atualizada 02/07/2010 - 20h36

Chávez dá boas vindas a novo embaixador dos EUA

Caracas, 2 jul (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu hoje as "boas vindas" ao novo embaixador dos Estados Unidos designado para o país, Larry Palmer, e expressou que "tomara" como "promessa" as declarações de seu colega americano, Barack Obama, de não se intrometer nos assuntos internos da Venezuela.

Chávez também insistiu em suas críticas contra a atitude "imperialista" de Washington, e nas denúncias de que os Estados Unidos buscariam se apoderar da riqueza petrolífera da Venezuela e o Irã.

Obama "acaba de enviar um novo embaixador à Venezuela, lhe damos as boas-vindas. É afrodescendente, claro", declarou Chávez em um ato oficial realizado no palácio de Governo.

Obama propôs Palmer esta semana como novo chefe da representação diplomática em Caracas, uma nomeação que ainda deve ser confirmado pelo Senado americano.

Chávez disse que faz votos de que Palmer "cumpra com o que Obama" "prometeu" no marco da Cúpula das Américas, realizada em Trinidad e Tobago em abril de 2009 quando, explicou Chávez, seu colega americano lhe disse: "Não nos intrometeremos em coisas internas da Venezuela".

"Tomara, pelo menos isso. É a única coisa que nós pedimos. Respeito", afirmou o presidente venezuelano e defensor do chamado socialismo do século XXI.

Chávez e Obama protagonizaram uma inesperada aproximação durante a V Cúpula das Américas de Trinidad e Tobago, quando entre sorrisos e apertões de mãos expressaram sua disposição de recompor as relações entre os dois países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host