UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 18h16 / Atualizada 02/07/2010 - 18h21

Marido de Peláez se dizia "embaixador da subversão no Peru", diz García

Lima, 2 jul (EFE).- O presidente do Peru, Alan García, afirmou hoje que o marido da jornalista peruana Vicky Peláez, ambos processados nos Estados Unidos por suposta espionagem a favor da Rússia, se apresentava há anos como "uma espécie de embaixador da subversão interna do Peru".

García disse que essa informação foi dada a "pessoas" que viveram nos Estados Unidos e que era a forma como "Juan Lázaro", nome falso do marido de Peláez, se identificava anos atrás.

O governante comentou que o fato de "Lázaro" ter documentação de três países, em alusão a sua cidadania peruana, uruguaia e, aparentemente, russa, "confirma que ele era um espião de alto grau".

"Agora qual é o grau de vinculação ou conhecimento que sua esposa tinha disso, será elucidado pela investigação", acrescentou o presidente.

Os dois são casados há mais de 20 anos, tem um filho de 17 anos e viviam em um subúrbio de Nova York. Segundo a investigação da promotoria americana, ele recebeu grandes somas de dinheiro de agentes russos em troca de informações.

Ao se referir à suposta confissão de responsabilidade na espionagem feita ontem por "Lázaro", García a qualificou de "verdadeiramente impressionante e dramática", mas ressaltou que ele não envolveu a sua esposa, motivo pelo qual ela recebeu a liberdade condicional do juiz que investiga o caso.

O advogado de Peláez, Carlos Moreno, declarou hoje a "Rádio Programas del Perú" (RPP), que ele esteve ontem na audiência realizada em Nova York e enfatizou que "Lázaro" "não só não fez nenhum tipo de confissão, não disse nada, nem sequer seu nome, e portanto atribuir-lhe uma confissão é totalmente falso".

Peláez será liberada na terça-feira, após pagar uma fiança de US$ 250 mil, mas terá uma pulseira eletrônica para evitar sua fuga enquanto durar a investigação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h00

    -0,08
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h00

    1,73
    63.748,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host