UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 20h51 / Atualizada 02/07/2010 - 21h20

Reconstrução da Guatemala custará mais de US$ 975 mi

Guatemala, 2 jul (EFE).- A reconstrução da Guatemala após os danos provocados pela erupção do vulcão Pacaya e a tempestade tropical "Agatha", que castigaram o país nos últimos dias de maio e primeiros de junho, terá um custo de 7,8 bilhões de quetzais (cerca de US$ 975 milhões).

Assim assegurou hoje Ricardo Zapata, coordenador de uma comissão de organismos internacionais que junto ao Governo quantificou os prejuízos ocasionados por estes fenômenos naturais, durante a apresentação do plano nacional de reconstrução.

A comissão esteve integrada por técnicos da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Banco Mundial (BM) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o relatório apresentado por Zapata em um ato oficial, a maior quantidade de danos provocados pelos desastres se concentrou na infraestrutura de transporte, cultivos agrícolas e meio ambiente.

Por sua parte, o presidente Álvaro Colom assegurou que seu Governo atuou com "rapidez e responsabilidade" no atendimento às emergências e fez uma chamada à sociedade guatemalteca para enfrentar "unida" as consquências das tragédias naturais.

O plano apresentado pelo Governo tem como objetivos transversais "recuperar, reconstruir e transformar" o país, com base em uma série de planos que se desprenderão dos eixos de assistência humanitária e reabilitação, recuperação de meios de vida e reativação econômica, adaptação e fortalecimento institucional.

A violenta erupção do Pacaya, em 28 de maio, deixou dois mortos e milhares de desabrigados em quatro departamentos do país que foram cobertos por toneladas de areia vulcânica lançadas de sua cratera.

Já "Agatha" tirou a vida de 174 pessoas, deixou uma centena de desaparecidos e centenas de milhares desabrigados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host