UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 06h19 / Atualizada 02/07/2010 - 06h25

Termina quinta rodada de diálogo indireto israelense-palestino

Jerusalém, 2 jul (EFE).- A quinta rodada do diálogo indireto de paz mantido por israelenses e palestinos terminou nesta sexta-feira com a partida de seu mediador, o enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell, que estava na região, informou a Embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv.

Mitchell, quem chegou à região na terça-feira passada, se reuniu na quinta-feira na cidade cisjordaniana de Ramala com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, com quem falou sobre as fronteiras do futuro Estado palestino e a segurança de Israel, segundo o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

No dia anterior, ele tinha se encontrado com os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad; assim como com o titular israelense de Defesa, Ehud Barak.

Também presenciou a entrada de bens em Gaza através do cruzamento fronteiriço de Kerem Shalom.

Barak anunciou em entrevista coletiva com Mitchell que se reunirá em breve com Fayyad, naquela que será uma das poucas reuniões entre responsáveis das duas partes desde a ofensiva israelense em Gaza em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, que deixou cerca de 1.400 palestinos mortos, em sua maioria civis.

As reuniões de Mitchell fazem parte das chamadas "conversas de proximidade", um processo de paz indireto entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), de quatro meses de duração e com mediação de Washington, que deveria passar em setembro a contatos diretos.

Nas cinco rodadas de contatos indiretos realizadas até agora não foram anunciados avanços significativos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host