UOL Notícias Notícias
 
04/07/2010 - 18h59 / Atualizada 04/07/2010 - 19h38

Justiça paraguaia acusa formalmente traficante brasileiro preso na fronteira


Em Assunção
  • O narcotraficante brasileiro Irineu Domingo Soligo (de branco) foi preso ontem no Paraguai

    O narcotraficante brasileiro Irineu Domingo Soligo (de branco) foi preso ontem no Paraguai

A Promotoria do Paraguai acusou hoje por tráfico de armas, lavagem de dinheiro e adulteração de documentos o gaúcho Irineu Domingo Soligo, um dos traficantes de drogas mais procurados na fronteira com o Brasil e que foi detido ontem na região.

A acusação foi apresentada pelo promotor antidrogas Francisco de Vargas, que acompanhou a operação executada na madrugada de sábado por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) que levou à captura de Soligo.

Conhecido como 'Pingo', Soligo foi preso enquanto dormia em uma das fazendas que controla na cidade de Capitán Bado, a 600 quilômetros ao nordeste de Assunção, no departamento (estado) de Amambay, na fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Soligo, de 54 anos, foi detido junto com sua esposa e seus dois filhos mais novos. No momento da prisão, as autoridades apreenderam armas de fogo e joias, além de R$ 60 mil, 9.400 euros e US$ 10 mil em espécie.

O traficante gaúcho tem pendente no Brasil o cumprimento de duas condenações por tráfico de drogas, uma de 15 anos ordenada pela Justiça Federal de Passo Fundo (RS) e outra de 26 anos imposta pela de Ponta Porã (MS).

Segundo as autoridades paraguaias, Soligo tem ligação com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e com o traficante Luiz Carlos da Rocha, o 'Cabeça Branca', outro dos mais procurados na fronteira entre Brasil e Paraguai e que está foragido.

Em dezembro do ano passado, agentes da Senad prenderam outro traficante brasileiro, Jarvis Chimenes Pavão, também no departamento de Amambay.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host