UOL Notícias Notícias
 
04/07/2010 - 15h10 / Atualizada 04/07/2010 - 15h29

Ministro israelense e primeiro-ministro da ANP devem se reunir amanhã

Jerusalém, 4 jul (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, e o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, devem fazer uma reunião neste segunda-feira, disseram à Agência Efe fontes do Ministério da Defesa em Tel Aviv.

Os dois dirigentes devem analisar o processo de paz em curso entre israelenses e palestinos um dia antes da viagem aos Estados Unidos do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para encontrar o presidente americano, Barack Obama.

As fontes consultadas não puderam dizer o local e a hora da reunião.

O encontro entre Barak e Fayyad, anunciado pelo primeiro na quinta-feira passada, é o primeiro entre responsáveis israelenses e palestinos desde quando os contatos de paz indiretos com a mediação de Washington tiveram início, em maio.

Também será uma das primeiras reuniões entre líderes israelenses e palestinos desde a ofensiva israelense na Faixa de Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009.

"Dou como certo que discutiremos a situação no terreno e a coordenação em assuntos de segurança", afirmou Barak na quinta-feira em Jerusalém, em entrevista coletiva com o enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell.

O gabinete de Fayyad confirmou "contatos contínuos" para organizar o encontro, que "estaria basicamente centrado na suspensão do bloqueio a Gaza, ao fima das incursões militares israelenses nas cidades da Cisjordânia e a presença das forças de segurança palestinas fora destas cidades".

Barak, que liderou o Executivo israelense entre 1999 e 2001 e as negociações de Camp David e Taba com o então dirigente palestino Yasser Arafat, assegurou nesta semana que abordará assuntos de segurança, econômicos e educativos em sua reunião com o primeiro-ministro da ANP.

Conhecido por suas posições moderadas, Fayyad lidera um Executivo leal à ANP e que governa na Cisjordânia, devido à divisão política e o controle de fato da Faixa de Gaza pelo grupo islamita Hamas.

Em fevereiro, Barak e Fayyad estiveram em um painel conjunto na conferência anual de segurança de Herzliya, ao norte de Tel Aviv, onde trocaram um aperto de mãos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    0,26
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h59

    0,82
    65.207,01
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host