UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 05h39 / Atualizada 05/07/2010 - 05h43

Abbas assegura que não houve avanços em negociações indiretas com Israel

Amã, 5 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, assegurou que não houve avanços nas negociações indiretas entre palestinos e israelenses que acontecem desde o dia 9 de maio com mediação dos Estados Unidos.

Abbas fez estas declarações a editores de jornais jordanianos reproduzidas hoje pela imprensa local.

Estes comentários são conhecidos dois dias depois do término da quinta rodada do diálogo indireto de paz e na véspera da reunião que sustentarão em Washington o presidente dos EUA, Barack Obama, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em princípio, este diálogo indireto, nele que participa o enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, deveria passar em setembro a se transformar em contatos diretos.

Abbas comentou que a ANP tinha apresentado ao Governo dos EUA uma versão definitiva sobre vários assuntos, como o status de Jerusalém Oriental ou a delimitação das fronteiras e a situação da segurança.

"Se Netanyahu reconhece que estes assuntos são negociáveis, significa que está havendo progressos e que poderemos avançar rumo a conversas diretas", disse Abbas.

No entanto, advertiu que em caso de não acontecer nenhum progresso antes de setembro, os ministros de Assuntos Exteriores árabes se reunirão para decidir que caminho seguir.

Neste sentido, insistiu em que os palestinos não renunciarão a Jerusalém Oriental, arrebatado por Israel à Jordânia na guerra de 1967, embora tenha mostrado sua disposição a aceitar leves mudanças por ambas as partes na delimitação das fronteiras de 1967.

Na conversa acusou também a principal facção rival de Abbas, o grupo islâmico Hamas, de estar tentando reativar sua atividade militar na Cisjordânia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host