UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 21h10 / Atualizada 05/07/2010 - 21h22

Chávez diz que novo Governo colombiano será respeitado "sempre que respeite"

Caracas, 5 jul (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje que o novo Governo da Colômbia será "respeitado sempre que respeite" o da Venezuela e de outros países "livres e independentes".

Chávez fez essa afirmação ao sustentar que o processo de integração na América Latina deve estar fundamentado no "respeito" entre os diferentes Governos, independentemente da ideologia que os guie.

Ao tomar a palavra no Parlamento venezuelano, em uma sessão pelo dia da independência do país, Chávez disse que um "fato terrível" como o ataque militar colombiano a um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano "não pode ser tolerado" nem voltar a ocorrer.

Um Governo que atue desta maneira "fica fora do conjunto de nações irmãs do continente", acrescentou Chávez.

O presidente venezuelano voltou a acusar os Estados Unidos, com sua "mão invisível, ossuda e fétida, de semear discórdias e gerar conflitos" entre os países da América Latina e obstaculizar sua união.

Segundo Chávez, "a integração" da região "é algo que não pode depender das ideologias" dos Governos em cada país ou dos "espaços em oposição" aos mesmos.

"O caminho da união requer que nos respeitemos", sustentou o presidente venezuelano.

Na sexta-feira, Chávez expressou sua disposição a se reunir com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, de quem exigiu "respeito" pela Venezuela e sua "revolução" bolivariana.

As difíceis relações entre Colômbia e Venezuela voltaram a entrar em crise há quase um ano com a assinatura de um acordo militar pelo qual forças americanas poderão utilizar sete bases colombianas para combater o narcotráfico e o terrorismo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host