UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 19h10 / Atualizada 05/07/2010 - 19h13

Chile se diz disposto a receber presos políticos cubanos

Santiago do Chile, 5 jul (EFE).- Diante do risco de morte do dissidente em greve de fome Guillermo Fariñas, o Governo chileno assegurou hoje que está disposto a acolher presos políticos cubanos.

O ministro das Relações Exteriores chileno, Alfredo Moreno, afirmou "que o Chile está disposto a colaborar nestas situações", apesar de não ter recebido nenhum pedido formal a respeito.

"Se houver uma libertação de presos políticos, se eles puderem chegar a outros países, entre eles o Chile, nossa disposição sempre será a de colaborar", disse.

As declarações de Moreno foram feitas na Chancelaria chilena, depois de uma reunião com parlamentares do opositor Partido Democrata Cristão do Chile (PDC), que pediram ao Executivo que considerasse a possibilidade.

Segundo o chanceler, o embaixador do Chile nas Nações Unidas, Octavio Errázuriz, já entrou em contato com o escritório do secretário-geral Ban Ki-moon.

Além disso, a Embaixada do Chile na Suíça entrou em contato com o escritório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, com sede em Genebra, que estudará a possibilidade de comunicar-se com o Governo cubano.

"O Chile não tem nenhum inconveniente em colaborar em tudo aquilo que puder ajudar a resolver os problemas de pessoas em matéria de direitos humanos", enfatizou o chanceler.

Por outra parte, o ministro também reiterou que as embaixadas do Chile "estão abertas a todos, aos Governos e à oposição, não só em Cuba, mas em todos os lugares".

O chanceler respondeu assim ao senador democrata-cristão Patrício Walker, que solicitou ao Executivo que "a Embaixada do Chile em Cuba abra as portas para os dissidentes" já que, em sua opinião, "hoje em dia só abre para o Governo cubano".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host