UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 18h56 / Atualizada 05/07/2010 - 18h57

Fernando Rojas fala de pressões internacionais pelo caso Fariñas

Viena, 5 jul (EFE).- O vice-ministro da Cultura de Cuba, Fernando Rojas, criticou hoje em Viena um "duplo padrão" nas pressões internacionais pelo caso do opositor Guillermo Fariñas, da mesma forma que elogiou a "vontade do Governo espanhol de ter uma relação construtiva" com Havana.

Em declarações à Agência Efe, Rojas qualificou de "desejável" a visita iniciada hoje pelo chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos, "como é desejável qualquer visita de um funcionário de um país europeu".

A terceira visita de Moratinos à ilha acontece em um momento de preocupação e pressões internacionais pelo caso do opositor Guillermo Fariñas, em grave estado de saúde por causa da greve de fome que mantém há mais de 130 dias para exigir a libertação de 26 dissidentes presos doentes.

Antes de partir para Cuba, o chefe da diplomacia espanhola estimou em Madri que "o melhor para todos" é que Fariñas "abandone a greve de fome", ao ter alcançado seu objetivo "de representar a situação em Cuba para toda a comunidade internacional".

Rojas, por sua parte, destacou que a greve de fome é uma decisão pessoal que Fariñas tomou por "livre e espontânea vontade".

Com a ação, o opositor chamou a atenção da comunidade internacional "sobre assuntos que são de nossa competência soberana. E isso não diz respeito a nenhum outro país, somente a nós. Aí tu vês claramente o tratamento discriminatório", acrescentou.

Ao mesmo tempo, destacou que Cuba "faz o possível pela vida desse homem. Ele tem o melhor atendimento do mundo".

Rojas fez estas declarações após inaugurar em Viena o primeiro museu de arte cubano no exterior e assinar dois acordos de cooperação cultural com instituições austríacas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host