UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 16h28 / Atualizada 05/07/2010 - 16h47

Governo britânico abandona reforma de colégios aprovada por trabalhistas

Londres, 5 jul (EFE).- O Governo britânico anunciou hoje o abandono de centenas de projetos de reconstrução de colégios no Reino Unido previstos pelo Executivo anterior, como parte do plano de cortes nos gastos públicos.

Em um comparecimento perante a Câmara dos Comuns o titular de Educação britânico, o conservador Michael Gove, afirmou que o projeto educativo idealizado pelos trabalhistas foi "responsável por aproximadamente um terço de todo a despesa de capital deste Ministério".

O custo do plano, denominado Building Schools For The Future (BSF), era de 55 bilhões de libras.

De acordo com a iniciativa original, cada uma das 3,5 mil escolas de ensino médio ia ser reconstruída ou restaurada antes de 2023, uma medida adotada em 2004 pelo Governo trabalhista.

O atual Executivo de coalizão de conservadores e liberaldemocratas adotou essa decisão após o anúncio feito pelo titular do Tesouro britânico, Danny Alexander, de que o Ministério da Educação deve economizar 1 bilhão de libras.

Gove destacou hoje que 715 planos já aprovados para realizar a reforma de escolas não seguirão adiante, enquanto outros 123 serão revisados de forma individual.

Dentro desses esquemas de corte da despesa previsto pelo Governo, se optou por descartar os planos de restauração cujo financiamento ainda não tenham sido fechados para economizar bilhões de libras.

O titular de Educação lamentou que esse departamento se caracterizasse "ao longo de toda sua vida por esbanjamentos enormes, atrasos trágicos e burocracia desnecessária".

Desde a introdução desse projeto educativo em 2004, 180 colégios foram reconstruídos ou reformados e as obras de construção estão a ponto de começar em 231 centros educativos.

Gove afirmou que o programa de reconstrução de escolas dos trabalhistas "fracassou na hora de cumprir com seus objetivos" e lembrou que, de 200 colégios de ensino médio que tinham que ter sido reconstruídos antes do fim de 2008, apenas 35 estão prontos e outros 13 foram restaurados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host