UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 04h49 / Atualizada 05/07/2010 - 04h55

Isaf reorganiza suas tropas no sudoeste do Afeganistão

Cabul, 5 jul (EFE).- A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) reorganizou suas tropas no sudoeste do Afeganistão, onde se encontram alguns das fortificações mais resistentes dos talibãs, informou hoje a organização.

Cerca de 30 mil soldados estarão sob comando do recém criado Comando Regional do Sudoeste (RCSW, sigla em inglês), que inclui as conflituosas províncias de Nimroz e Helmand, esta última cenário de frequentes combates contra os insurgentes.

Segundo informou a Isaf em comunicado, a organização celebrou um ato este domingo em Helmand para marcar a reorganização de suas forças no sudoeste, que contou com a participação de vários altos oficiais e militares afegãos na região.

O RCSW será formado por tropas procedentes dos Estados Unidos, Reino Unido, Geórgia, Dinamarca, Barein e Estônia, que trabalharão junto ao Governo afegão e as forças de segurança para "levar segurança" à região, segundo a Isaf.

"Trata-se de uma progressão militar natural, baseada no número de soldados destinados aqui e a prioridade que representam as regiões de Helmand e Nimroz", afirma na nota o novo comando da força, o marine e geral americano Richard Mills.

O objetivo da reorganização é que os comandantes da Isaf no sul possam se concentrar em áreas geográficas menores, garantir uma melhor coordenação entre as tropas internacionais e afegãs e melhorar a segurança, segundo a organização.

"O estabelecimento do RCSW aumenta significativamente a capacidade das forças de segurança afegãs para cooperar com a Coalizão", segundo o general David Rodríguez, do comando conjunto da Isaf.

A reorganização do comando sudoeste coincide com a visita ao país do novo chefe dos soldados internacionais no Afeganistão, o general David Petraeus, que assumiu o comando das tropas este domingo em cerimônia em Cabul.

Petraeus afirmou que a guerra afegã está em um "momento crítico".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,09
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h24

    0,60
    68.764,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host