UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 16h44 / Atualizada 05/07/2010 - 16h59

Mujica diz que gostaria que Espanha e Uruguai disputassem final da Copa

Montevidéu, 5 jul (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou hoje, em Montevidéu, que no próximo domingo ele gostaria de presenciar uma final da Copa do Mundo na África do Sul entre a seleção de seu país e a espanhola, que, em sua opinião, "merece" disputá-la.

"A Espanha merece ir para a final", disse Mujica à Agência Efe, durante sua participação na comemoração pelo 199º aniversário da Independência da Venezuela.

No ato, o líder foi assediado pela imprensa, ansiosa para conhecer suas previsões para a semifinal da Copa amanhã entre a seleção do Uruguai e da Holanda, a primeira de seu país em 40 anos, e para saber mais sobre suas superstições futebolísticas. "O Uruguai está cheio de cabalas, portanto, não tenho nenhuma", disse o presidente, que contou que não conversou nos últimos dias com os jogadores uruguaios que estão na África do Sul, algo que teria feito antes das partidas anteriores para desejar sorte à equipe.

Mujica evitou, além disso, fazer comparações entre a atual situação e a vivida no país quando a seleção ganhou seu segundo Mundial, em 1950, no famoso 'maracanazo', quando venceu a seleção brasileira, um momento "que foi glorioso, mas que era outro tempo", segundo ele.

Diante do questionamento sobre sua opinião a respeito da eliminação da eterna rival Argentina, Mujica afirmou que os uruguaios devem sempre apoiar os argentinos e os brasileiros, porque eles "são daqui", em referência aos vizinhos sul-americanos.

Além disso, o presidente disse que, embora a expectativa em seu país sobre a Copa seja grande, "todos os dias são históricos" e "o mero fato de estar vivo é quase um milagre", mas reconheceu que "não há nada que unifique mais o Uruguai" que os jogadores da seleção.

"Aconteça o que acontecer, além dos resultados, eles já são ganhadores, porque nos deram dignidade como sociedade, alegria e demonstraram que, com paciência, com humildade, é possível fazer coisas importantes", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,71
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host