UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 17h02 / Atualizada 05/07/2010 - 17h11

Premiê russo pede diálogo entre Geórgia e regiões separatistas sem terceiros

Moscou, 5 jul (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, chamou hoje a Geórgia a dialogar com as regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia sem recorrer a terceiros países, especialmente os Estados Unidos.

"É preciso buscar o diálogo, não recorrer a terceiras partes", disse o chefe do Governo russo, em alusão às declarações feitas hoje pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que afirmou que Washington jamais aceitará a ocupação russa de territórios georgianos.

"Não nos resignaremos a essa situação e vamos lutar pelo fim da ocupação da Geórgia e o povo georgiano deve lutar por sua integridade territorial e liberdade", disse Hillary, em Tbilisi, enquanto expressou o total apoio de seu país à integridade territorial da Geórgia.

A chefe da diplomacia americana se referiu nesses termos às regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, reconhecidas pelo Governo russo como Estados independentes depois da guerra entre Rússia e Geórgia em agosto de 2008.

Putin disse que "alguns consideram que (o território) foi ocupado, outros que foi libertado".

"É preciso chegar a um acordo. A Rússia, da mesma forma que os outros membros da comunidade internacional, só podem atuar como fiador", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host