UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 11h16 / Atualizada 05/07/2010 - 11h36

Presidente do Equador se reúne amanhã com Chávez

Quito, 5 jul (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, viajou hoje a Caracas para se reunir com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, durante o VIII encontro presidencial bilateral, informou hoje uma fonte da Presidência em Quito.

Correa saiu da capital equatoriana ao redor das 8h50 local (10h50, Brasília) para uma visita a Caracas que vai até amanhã e na qual será acompanhado por seu chanceler, Ricardo Patiño, e outras autoridades do Estado.

Com seu colega venezuelano, Correa participará de uma cerimônia especial no Panteón Nacional em Caracas, onde se depositará um cofre que representa os restos da general equatoriana Manuelita Sáenz, junto ao túmulo de Simón Bolívar.

Sáenz, uma heroína da Independência colonial espanhola morta na localidade peruana de Paita em novembro de 1856, é conhecida como "A libertadora do Libertador", e parte de seus "restos simbólicos", em dois cofres, foram transferidos ao Equador e Venezuela.

Uma das urnas repousa no "Templo da Pátria", em Quito, e a segunda será depositada no Panteão Nacional de Caracas.

Por outro lado, Correa e Chávez, participarão esta tarde de uma sessão solene da Assembleia Nacional da Venezuela, pelo 199º aniversário da assinatura da ata de Independência dessa república.

Já à noite, Correa deve se encontrar com a colônia de equatorianos em Caracas e depois participar de um jantar com Chávez.

O encontro oficial entre os dois líderes será realizado amanhã quando Correa e Chávez passaram em revista o estado de avanço dos projetos e convênios assinados entre os dois países, assim como os relacionados à seguridade social, troca cultural, entre outros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host