UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 01h58 / Atualizada 05/07/2010 - 02h18

Uma pessoa morre em desfile do Dia da Independência em Iowa

Washington, 4 jul (EFE).- Uma mulher morreu e pelo menos outras 23 pessoas ficaram feridas neste domingo, após dois cavalos saírem em disparada durante um desfile do Dia de Independência dos Estados Unidos, na localidade de Bellevue, no estado de Iowa, informou a Polícia.

Segundo as autoridades policiais, dois cavalos que puxavam uma carroça saíram em disparada e atropelaram os espectadores de um desfile entre elas uma mulher de 60 anos, que morreu, e a outras 23 pessoas que ficaram feridas, quatro delas gravemente.

Entre os feridos estão dois menores que recolhiam balas lançadas durante o tradicional desfile de Bellevue, uma localidade de cerca de 2.300 pessoas na fronteira entre Iowa e Illinois.

A Polícia indicou que, aparentemente, os cavalos se soltaram quando um deles roçou sua cabeça contra o outro e conseguiu tirar seu cabresto, e ambos saíram galopando, achatando algumas das pessoas que assistiam ao desfile.

A carreta tombou e lançou pelos ares seus dois passageiros, acrescentou a Polícia, que não identificou a vítima fatal, mas indicou que esta morreu no Hospital da Universidade de Iowa, em Iowa City.

Equipes de socorro ajudaram as vítimas, enquanto alguns voluntários instalaram tendas de campanha para proteger os feridos do intenso calor, e outros ofereciam gelo e água, até que foram levados em ambulância ou helicóptero a vários hospitais da região.

Vários moradores da região ajudaram fazendo ligações ou enviando mensagens de texto para pedir ajuda médica para as vítimas, segundo o prefeito de Bellevue, Virgil Murray.

Murray elogiou a solidariedade do povo, mas lamentou o insólito incidente porque aparentemente, o desfile se desenvolvia como sempre e é desta vez era assistido por entre 3.000 e 4.000 pessoas.

"Na realidade nunca tínhamos tido uma tragédia", acrescentou o prefeito, assinalando que até agora o pior que tinha acontecido é que a chuva estragou o desfile.

O governador de Iowa, Chet Culvert, emitiu um comunicado no qual disse estar "especialmente triste" pelo acidente que ocorreu na festa mais patriótica dos americanos, e fez preces pelas vítimas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h19

    1,14
    3,162
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h21

    0,23
    64.535,22
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host