UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 17h41 / Atualizada 06/07/2010 - 17h50

Governo Obama processa Arizona por nova lei de imigração

Washington, 6 jul (EFE).- O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu um processo hoje contra o estado do Arizona por sua nova lei de imigração e pediu ao juiz que suspenda de forma preliminar sua entrada em vigor, prevista para 29 de julho.

Os advogados de Washington argumentam no processo que a lei viola a Constituição americana ao assumir competências em matéria de imigração que correspondem ao Governo federal.

"A Constituição e a lei federal não permitem o desenvolvimento de uma mixórdia de políticas estaduais e locais de imigração por todo o país", afirma a ação.

A lei transforma em crime a presença de uma pessoa nos EUA sem permissão legal, o que autoriza a Polícia a pedir documentos de forma aleatória e a deter suspeitos de serem imigrantes irregulares.

No processo, o Governo alerta que a lei pode resultar no "assédio e a detenção de visitantes estrangeiros, imigrantes legais e cidadãos americanos que não possam provar imediatamente sua situação legal".

Além disso, obrigará o Governo federal a dedicar mais recursos a processar as pessoas detidas pela Polícia do Arizona.

E isso, segundo o procurador-geral, Eric Holder, desviará a atenção da luta contra o terrorismo e as drogas.

A ação legal se soma a outras cinco contra a nova lei, apresentadas por pessoas físicas e organizações de defesa dos direitos dos imigrantes.

O presidente Barack Obama já criticou a lei, para ele "mal concebida", e alertou que pode dar lugar à discriminação contra os imigrantes.

Já a governadora do Arizona, a republicana Jan Brewer, que assinou a lei em abril, pediu aos tribunais que desprezem os processos, que segundo ela tem como base "suposições" e casos de discriminação que não acontecem.

No Arizona, se estima que morem cerca de 460 mil imigrantes ilegais, em sua maioria mexicanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host