UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 16h44 / Atualizada 07/07/2010 - 16h56

Após alerta terrorista, americanos são retirados do norte de Burkina Fasso

Ouagadugu, 7 jul (EFE).- Todos os voluntários do corpo de paz americano que trabalhavam no norte de Burkina Fasso foram enviados à capital do país, Ouagadugu, "por motivos de segurança", confirmou hoje à Agência Efe uma fonte da embaixada dos Estados Unidos na cidade que pediu sigilo sobre sua identidade.

O Departamento de Estado americano emitiu na quinta-feira passada um alerta segundo o qual um grupo vinculado à rede terrorista Al Qaeda estava planejando sequestrar um americano ou outro ocidental no norte de Burkina Fasso.

A fonte da embaixada dos EUA disse que não pode se identificar porque não está autorizada a dar mais detalhes sobre o assunto, já que a missão diplomática está sem embaixador.

Jean Victor Ouedraogo, jornalista da rádio local "Voix du Paysan", disse à Efe ter constatado há três dias que 100 voluntários do corpo de paz foram levados por militares à sede da ONG Six S, onde passaram uma noite sob forte esquema de segurança.

"Dois militares fortemente armados foram colocados em cada porta e não permitiam que ninguém se aproximasse", diz Ouedraogo.

A embaixada dos EUA em Ouagadugu disse em comunicado aos cidadãos do país em Burkina Fasso que possuía informação sobre "um grupo" que se preparava para sequestrar um americano no norte da nação africana e proibiu qualquer viagem oficial para a região sem aprovação prévia.

A missão diplomática acrescentou que o grupo está vinculado à organização Al Qaeda no Magrebe Islâmico, organização baseada no vizinho Mali e que as agências de inteligência americanas creem que está aumentando suas atividades.

Esta advertência da embaixada foi a última de uma série que começou em junho para alertar os americanos que residem em Burkina Fasso e Mali.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host