UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 09h58 / Atualizada 07/07/2010 - 10h10

Sacerdote e freira são assassinados na região chinesa da Mongólia

Cidade do Vaticano, 7 jul (EFE).- Um sacerdote e uma freira chineses foram assassinados em Wuhai, a principal cidade da região chinesa da Mongólia, informou hoje a agência vaticana "Asianews", que informou que os religiosos pertencem à Igreja clandestina, em comunhão com Roma.

Trata-se de Joseph Zhang Shulai, vigário geral da diocese clandestina de Ningxia, e a freira Mary Wei Yanhui, que foram esfaqueados por desconhecidos no asilo de idosos onde prestavam serviços.

Os corpos dos religiosos foram descobertos pelos funcionários do asilo, que procuravam por eles ao perceberem que estavam demorando demais no trabalho.

Conforme os investigadores, o sacerdote recebeu sete punhaladas e resistiu antes de morrer. A freira foi atingida por uma facada no peito.

A irmã Mary Wei Yanhui tinha 32 anos e era a diretora do asilo. O sacerdote tinha 55 anos e havia sido ordenado em 1985.

A igreja clandestina de Wuda é dirigida pelo bispo de Ningxia, Joseph Ma Zhongmu. É o único prelado de etnia mongol na China.

Na China existem entre 8 e 12 milhões de católicos, segundo dados do Vaticano, divididos entre os pertencentes à Igreja oficial - controlada pelo Governo comunista e conhecida como Patriótica - e a clandestina, em comunhão com Roma e perseguida pelo Governo de Pequim.

Um dos pontos que enfrenta ao Vaticano com Pequim é a nomeação dos bispos, pois Roma reivindica que só podem ser designados pelo papa, enquanto a "Igreja Patriótica" ordenou bispos sem o sinal verde da Santa Sé.

O Vaticano e a China não mantêm relações diplomáticas desde 1951, depois que Pio XII excomungasse dois bispos designados pelo Governo chinês, que por sua vez expulsou o núncio apostólico, que estava na ilha de Taiwan.

Para retomar as relações diplomáticas, a China exige que o Vaticano rompa previamente com Taiwan e não "interfira" nos assuntos internos chineses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host