UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 18h47 / Atualizada 08/07/2010 - 18h48

Acusados de espionagem nos EUA em favor da Rússia se declaram culpados

Nova York, 8 jul (EFE).- Os dez suspeitos detidos por espionar nos Estados Unidos em favor da Rússia, entre os que se encontra a jornalista peruana Vicky Peláez, se declararam hoje culpados em um tribunal federal de Nova York.

Os acusados de integrar uma rede de espionagem neste país em favor da Rússia, presos há quase duas semanas em diferentes pontos do país, admitiram sua culpa na primeira audiência que tiveram todos juntos em Nova York e onde as autoridades comunicaram formalmente os crimes dos quais são acusados.

As acusações contra dos detidos eram de conspiração, lavagem de dinheiro e não ter comunicado o departamento de Justiça que estavam nos EUA como agentes de um Governo estrangeiro, mas as autoridades não incluíram a acusação de espionagem.

Perante a corte federal nova-iorquina compareceram os cinco detidos na área de Nova York e Nova Jersey, entre os que estão Vicky e seu esposo, cuja identidade se desconhece, mas era chamado de Juan Lázaro, assim como dos detidos em Boston (Massachusetts) e Alexandria (Virgínia).

Além de Vicky e o marido, os outros detidos são a russa Anna Chapman, de 28 anos, o casal conhecido como Cynthia e Richard Murphy, Mikhail Kutsik (conhecido como Michael Zottoli), Natalia Pereverzeva (conhecida como Patricia Mills) e Mikhail Semenko, assim como as pessoas sob a identidade de Tracey Lee Ann Foley e Donald Howard Heathfield.

Cada um deles se declarou culpado do crime de conspiração para operar como agente estrangeiro nos EUA sem informar às autoridades deste país, enquanto oito deles aceitaram sua culpabilidade no delito de lavagem de dinheiro.

O 11º acusado de pertencer à rede de espionagem, Chris Metsos, de 54 anos, que utilizava um passaporte canadense, está em paradeiro desconhecido após ter sido detido no Chipre e posto em liberdade após pagar uma fiança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,31
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h48

    -0,43
    64.655,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host