UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 16h17 / Atualizada 08/07/2010 - 16h38

Igreja cubana revela nomes de 5 presos que serão libertados

Havana, 8 jul (EFE).- O Arcebispado de Havana confirmou hoje a libertação e viagem à Espanha próxima de cinco presos políticos cubanos do 'Grupo dos 75', cujos nomes foram divulgados em comunicado.

Trata-se de Antonio Villarreal Acosta, Lester González Pentón, Luis Milán Fernández, José Luis García Paneque e Pablo Pacheco Ávila, todos reconhecidos como prisioneiros de consciência pela Anistia Internacional.

Estes presos "poderão sair rumo à Espanha nos próximos dias", segundo a nota divulgada pela Igreja Católica da ilha, que não especifica em que momento serão feitas as libertações, mas tudo indica que será de forma iminente.

Pouco antes do anúncio, a Igreja divulgou também os nomes de seis presos que serão transferidos a outras prisões localizadas em suas províncias de residência.

Estas decisões respondem ao compromisso do Governo de Raúl Castro anunciado ontem de libertar 52 presos políticos, no marco de seu diálogo com a Igreja Católica e apoiado pelo Governo espanhol, com a visita a Cuba do ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos.

Todos os opositores libertados neste processo poderão ir à Espanha com suas famílias se quiserem, como anunciado por Moratinos na quarta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host