UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 19h49 / Atualizada 09/07/2010 - 19h51

Ban pede normalização dos escritórios da ONU no Sri Lanka após ataque

Nações Unidas, 9 jul (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje ao Governo do Sri Lanka que normalize as condições dos escritórios da ONU em Colombo (capital do país) após os ataques feitos recentemente contra essas instalações num protesto organizado por um político local.

Em declaração, Ban pediu também ao Governo cingalês "assegurar a continuidade do trabalho vital que a ONU realiza ajudando o povo do Sri Lanka".

Ban já havia considerado na quinta-feira que era "inaceitável" que as autoridades do Sri Lanka não tivessem evitado a interrupção das funções do organismo multilateral em Colombo devido aos desordenados protestos liderados pelo ministro da Habitação cingalês, Wimal Weerawansa.

Essa manifestação teve como alvo de crítica a decisão da ONU de nomear um grupo de especialistas que avalie se o Governo do Sri Lanka cumpriu seu compromisso de investigar possíveis crimes de guerra em 2009.

Na declaração, Ban "considera que a forte reação ao estabelecimento desse grupo não se justifica".

Esse grupo também se encarrega de revisar o compromisso do Sri Lanka na promoção dos direitos humanos e no reconhecimento de responsabilidades para reforçar a paz e o desenvolvimento do país asiático.

"A ONU reconhece que a responsabilidade a esse respeito é do Governo do Sri Lanka. O organismo unicamente assessora sobre as modalidades" para tal cumprimento e os padrões internacionais do processo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host