UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 14h34 / Atualizada 09/07/2010 - 14h49

SIP comemora criação de procuradoria contra agressões a jornalistas no México

Miami, 9 jul (EFE).- A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) comemorou hoje a decisão do Governo do México de criar uma procuradoria especial para atender aos jornalistas agredidos exclusivamente no exercício da liberdade de expressão.

A nova Procuradoria Especial de Atenção aos Crimes Cometidos Contra a Liberdade de Expressão (Feadle, na sigla em espanhol), cuja criação tinha sido anunciada à SIP durante sua visita ao México em fevereiro, dependerá diretamente do procurador-geral da República, Arturo Chávez Chávez.

Em um decreto publicado na segunda-feira no Diário Oficial, a procuradoria-geral afirmou que a Feadle substituirá procuradoria especial que era anteriormente destinada à categoria.

Esta nova procuradoria atenderá aos jornalistas que sofrem ataques somente no exercício da liberdade de expressão, e não por qualquer outro crime.

O presidente da SIP, Alejandro Aguirre, expressou sua satisfação por uma decisão que "representa um passo apropriado para a federalização dos crimes contra jornalistas que, junto a outras medidas legais e judiciais que estão sendo pedidas, poderá ajudar a frear o clima de violência que existe no México".

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Robert Rivard, apontou que o anúncio representa um "alto nível de compromisso e vontade política para resolver os casos que até agora se acumularam e estão à espera de Justiça".

Entre as funções da Feadle, está "atrair os casos de ataques aos comunicadores em todo o país e solicitar a informação relativa ao sistema bancário e financeiro" para suas investigações.

Além disso, o novo organismo terá a obrigação de promover a cultura de prevenção do crime e o respeito aos direitos vinculados com a liberdade de expressão, a fim de garantir a segurança dos jornalistas.

Neste ano, foram assassinados seis jornalistas no México e pelo menos cinco foram sequestrados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host