UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 17h17 / Atualizada 09/07/2010 - 17h18

Supostos membros da Al Qaeda são detidos em operações na Turquia

Istambul, 9 jul (EFE).- Vinte e oito pessoas foram detidas hoje na Turquia pela Polícia sob a acusação de pertencer à rede terrorista "Al Qaeda", informou a agência de notícias semi-oficial "Anadolu".

As detenções aconteceram em quatro províncias turcas eurasiáticas em diferentes operações policiais.

Em Istambul foram detidas 15 pessoas; outras 5 na turística província de Antalya (sul da Turquia); 3 em Malatya (Anatolia Oriental) e 5 em Gaziantep (ao sudeste da Anatólia).

A operação mais importante foi a última, já que entre o quinteto detido há três pessoas, que segundo fontes policiais, tinham recebido treinamento no Afeganistão.

De acordo com a informação da agência turca, os detidos em Gaziantep tinham "uma pistola, cinco computadores com informação da organização, vários CDs com imagens de treinamentos armados nos campos da organização (Al Qaeda) no Afeganistão e um grande número de documentos organizativos".

Estes três detidos viajaram "muitas vezes" ao Afeganistão e poderiam estar trabalhando em operações de propaganda no interior da Turquia.

Os detidos em Gaziantep foram enviados à província de Malatya, onde se coordenaram várias operações contra a rede jihadista, para serem interrogados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host